quinta-feira, novembro 30, 2006

Hipocrisia Nossa de Cada Dia

"Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Mateus 6:1-5


Outro dia li esse texto e fiquei pensando em como mudamos quando estamos na frente de outros cristãos. Como mudamos sem perceber quando estamos com o pessoal da igreja. Quem tem o mesmo temperamento quando está sozinho ou em casa e quando está com os amigos da igreja?
Esse texto nos orienta a exatamente isso: não fazermos boas obras diante dos homens.

Seguindo o versículo, vemos a orientação para não usarmos de vãs repetições quando orarmos (vers. 7). Novamente pergunto: oramos da mesma forma sozinhos e acompanhados? Até que ponto a presença de alguém influência nossa forma de orar? Mas não é para Deus?

Interessante como algumas coisas já parecem normais em nossas vidas mas quando iluminadas pela Palavra de Deus fica claro que estamos agindo erradamente.

Minha oração é que eu possa fazer boas obras com intenção única de agradar a Deus e não a qualquer outro ser. Que o Senhor Jesus me livre de toda forma de hipocrisia.

6 comentários:

Gustavo Nagel disse...

Somos sempre tentados a aparentar aquilo que não somos. Uma pena.

Abraços.

Juan de Paula disse...

Que Deus nos livre de toda forma e aparência e potencialize nossas motivações para Sua glória (1 Co 10:31).

Deus te abençoe!
Juan

Anônimo disse...

C demorou para postar mas valeu a pena. Boa reflexão!

João de Séllos disse...

Nagel, Juan e Ricardo,
Obrigado por seus comentários.
Somos tentados mesmo Nagel.
Mas como disse o Juan, só Deus mesmo para nos livrar disso.
Um abraço fraternal em todos.

João de Séllos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
João de Séllos disse...

Ricardo,
Obrigado pela força.
Que bom que vc revelou seu nome pois eu confesso que tinha um pouco de dificuldades para me referir a você como seu pseudônimo.
Apesar de que a primeira foto que coloquei no blog foi...do pensador(deve ser por isso).
Um abraço.