quinta-feira, maio 25, 2006

Chamados para Sofrer II - A importância do sofrimento


"já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos." Hebreus 12:5-8


O texto acima demonstra claramente o benefício do sofrimento na vidas dos eleitos de Deus. Se sofrermos, isso faz parte da disciplina de Deus.

Uma vez que tudo coopera para o bem daqueles que são de Cristo (Romanos 8:28), deveríamos ter sempre em mente que tudo que ocorre em nossas vidas é para a nossa própria edificação.

Alguém poderia argumentar que nem tudo que ocorre em nossa vida é da vontade de Deus.

Pois bem, em se tratando de nossos pecados certamente não é da vontade de Deus que pequemos, mas Ele nos permite fazê-lo (até certo ponto).

Se Deus é soberano como as Escrituras o afirmam que são, nada escapa ao Seu controle, então de fato tudo que acontece em nossas vidas depende da permissão e ação de Deus em algum grau.
Vale ressaltar que " E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados." Mt 10:30.

Um outro aspecto interessante do sofrimento do cristão é que ao sofrer reconhecemos que não somos nada e que dependemos profundamente de Deus. É no sofrimento causado pela disciplina de Deus que nos entregamos mais ainda ao Senhor, como está escrito :"e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo." II Co 12:9

Precisamos da fraqueza para que percebamos o quão dependentes nós somos e o quão maravilhoso é entender que não somos auto suficientes mas que é Deus que provê tudo em nossas vidas.

O sofrimento é a maneira pela qual Deus nos faz crescer espiritualmente.
Uma irmã em Cristo costumava me dizer que pedir mais paciência a Deus é o mesmo que pedir tribulações pois as últimas são o meio pelo qual Ele nos ensina a sermos pacientes.

Um outro objetivo do sofrimento é o de sermos participantes da santidade de Deus como pode ser visto em: “Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.” Hebreus 12:10

Um exemplo clássico de crescimento após o sofrimento é o de Jô: “Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.” Jô 42: 5-6.

Termino com um texto que serve de consolo em meio ao sofrimento e certeza de que no final iremos agradecer a Deus pelo sofrimento:
“Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.” Hebreus 12:11

5 comentários:

Anônimo disse...

João,

o sofrimento é disciplina e também consequência do pecado e da queda.

Porém Jó está ai como exemplo para suportarmos firmes e sem blasfemar!

Abração e que Deus te abençoe!

João de Séllos disse...

Juan,
Até que ponto a consequencia do pecado também não pode ser visto como disciplina de Deus para que o pecador se arrependa?
Um abração

Josaías disse...

João, obrigado pelo comentário.
gostei muito do título do blog e dos textos sobre os sofrimentos. este é um dos temas que mais gosto de estudar.

abraços

Juan de Paula disse...

João,

o caso da morte do 1o filho de Davi e Bate-Seba responde sua pergunta.

Abração,
J.

Gustavo Nagel disse...

João, uma pena vocÊ não ter ido lá no domingo. Nós teremos outras oportunidades. :)

Abração, rapaz.