segunda-feira, maio 15, 2006

Chamados para Sofrer


"Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus.Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente.Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas." I Pe 2:18-21

Analisando esse texto, percebemos o porque dele não ser muito pregado nas igrejas que seguem a teologia da prosperidade e do triunfalismo.
Certamente essa não é uma mensagem que atrai muita gente.
Pregar o sofrimento como pertencente ao Mal é uma constante nas igrejas neopentecostais. Fala-se da doença e do sofrimento como provenientes do Maligno.
Mas esse texto nos mostra exatamente o contrário: fomos chamados para sofrer!
Se por causa da nossa consciência para com Deus, viermos a sofrer, isso é agradável a Deus.
Mas por quê se tornou tão raro a compreensão deste conceito?
Porque as pessoas só têm procurado se aproximar de Deus por causa das benesses que Ele pode nos oferecer.
E por quê pensam ser isso possível?
Porque tem se pregado outro evangelho, falando de outro deus que não é o nosso Deus!! O que mais tem sido divulgada é a idéia de um deus servo do homem, que faz e provê tudo que o homem deseja.
Se fosse pregada mesmo a Palavra de Deus, não acredito que seria tão grande o número de “evangélicos” no Brasil.
É bem claro que a Bíblia nos apresenta um Deus Senhor e Soberano que faz o quer e quando quer e a quem quer (Romanos 9:15-16). Mas faz tudo isso com amor e sabedoria.
A mensagem do texto acima não é atraente pelo seguinte motivo também: crentes que testemunhem de Cristo com vidas em busca da santidade estão em falta.
Qual é a qualidade do crente de hoje em dia?
Quantos são os dispostos a viver o evangelho de Cristo com sinceridade de coração?? Pouquíssimos.
Se poucos são os dispostos a testemunhar de Cristo em suas vidas quanto menos ainda não são aqueles que estão dispostos a sofrer pelo evangelho.
Prontos a sofrer pelo testemunho do evangelho.
E o apóstolo Pedro afirma no texto que é melhor sofrer por fazer o que é bom, isto é, por causa da consciência para com Deus. Significa dizer que devemos viver uma vida de tal forma que mesmo que se necessário soframos para que o evangelho seja pregado através de nossas vidas.
Esse é o sofrimento que agrada a Deus.

7 comentários:

Augustus Nicodemus Lopes disse...

Caro João,

Obrigado pela visita ao nosso blog e por ter feito um comentário. O meu post foi tirado para dar lugar a um sobre a violência em São Paulo e com isso os comentários se perderam. Você poderia comentar outra vez, quando o post voltar ao ar?

Grande abraço!

Anônimo disse...

João,

ótimo tema! A tradição evangélica brasileira acostumada com barulho e oba-oba não consegue mais ver a voz de Deus em meio ao sofrimento a la Jó.

O tema de 1 Pe é exatamente a esperança em Cristo em meio ao sofrimento humano causado por testemunhar o evangelho.

Como diz Augustus interpretando João 6, muitos consumidores e poucos discipulos, ou Spurgeon, muito bode entretido e pouco pastorado de ovelha.

Lutero diz que não há teologia da glória (ressurreição e glorificação) se não há teologia da Cruz (morte expiatória) e ele estava coberto de razão, pois entendeu o sofrimento e a tribulação-perseguição conforme as Escríturas Sagradas.

Concluo afirmando que o evangelho oferecido nas igrejas articuladoras da doutrina da prosperidade não é o evangelho pregado por Cristo, então Paulo diz em Galatas que é anatema, ainda que o Senhor pela graça e misericórdia tenha seus eleitos nessas comunidades.

Parabéns pela temática e reflexão, fico muito feliz por você e seu progresso espiritual e bíblico, continue firme com Deus e na Palavra. Lhe espero um dia la na igreja.

Abração,
Juan

Juan de Paula disse...

Correção: 1a frase aonde se lê "ver a voz de Deus" corrijo escrevendo "OUVIR a voz de Deus",
arggg, essa foi feia e preciso melhorar meu português.

Abração!

João de Séllos disse...

Amigo Juan,
Obrigado pelo incentivo, você é o que mais me incentiva nessa idéia do blog.
Ver a voz de Deus pode ser interpretado como entendê-la mas realmente ouvir fica melhor.
Creio que o sofrimento é uma maneira pela qual Deus nos faz crescer.
Um abração

João de Séllos disse...

Augustus,
Quando colocou de novo o post, meu comentario entrou automaticamente.
Graças a Deus pois eu não me lembraria por exato aquilo que havia comentado.
Parte da minha dúvida foi respondida pelo Juan.
Abraços

Anônimo disse...

Gostei muito do seu BLog, ..., é bom saber que nem tudo está perdido no mundo Cristão... Graças a Deus por vocÊ e seu BLog amigo,...fica na paz de Deus...

Buruk Haba Beshem Adonai...

João de Séllos disse...

Amigo pensador,
obrigado pela visita e pelo seu comentário.
Nem tudo está perdido pela misericórdia sem fim do Senhor Jesus.
Só mesmo Ele para usar um pecador miserável como eu.
Um abraço e fique na Paz