terça-feira, junho 20, 2006

Aos Cientistas Ateus e Cristãos


"Os homens tornaram-se cientistas porque esperavam encontrar lei na natureza, e esperavam encontrar lei na natureza porque criam em um Legislador"
(C. S. Lewis)


Se há leis na natureza é porque existe um legislador. Os evolucionistas crêem que ao acaso surgiram as espécies de seres vivos mas, sinceramente, não há como contemplar tamanha perfeição na criação e acreditar que isso é obra da "seleção natural".
Sou estudante da área de saúde e quanto mais aprendo sobre o corpo humano, quanto mais estudo fisiologia, bioquímica e farmacologia mais eu glorifico a Deus por ter sido criado com tanta perfeição.
Não há como estudar tudo isso sem reconhecer ao menos que há um Criador que fez tudo tão perfeito.
E o mais maravilhoso é que tudo isso foi feito para glória Dele.
Obrigado, Senhor por ter me criado e me escolhido.

9 comentários:

Josaías disse...

é um belo texto. essa frase do C.S. Lewis está corretíssima. Muito do impulso científico nos últimos séculos deve-se ao pensamento correto proveniente da Reforma. Partindo do pressuposto de que um Deus racional criou o mundo, os cientistas sabiam que não encontrariam absurdos em suas pesquisas. infelizmente, hoje a arrogância tomou conta deles e o cristianismo popular pensa que tem que ser contra a ciência... uma pena.

abraços

João de Séllos disse...

Caro Josaías,
Me parece que todo cientista ou mesmo intelectual pagão que se preze em algum momento da vida afirma que Deus não existe ou tenta diminuir Sua grandiosidade. Ainda que não acreditem de todoo coração eles fazem afirmações absurdas como que para manter um certo status. Conheci um geneticista da Fiocruz que adorava afirmar-se ateu mas quando o assunto evolucionismo entrava em debate chegava um ponto em que ele tinha que concordar: a semelhança genética entre as espécies pode ser usada tb como indício de que um Ser criou todas as espécies. Nesse ponto a discussão sempre terminava. Sobre eles cai a condenação dita por Paulo no primeiro capítulo da carta aos romanos.
Um abraço e obrigado pela visita

Josaías disse...

hoje em dia eles realmente são assim, mas devemos combater suas atitudes arrogantes, não a ciência. esta, se estiver procurando realmente a verdade, acabará descobrindo a Verdade. Como dizia Agostinho, "toda verdade é verdade de Deus". Inclusive as científicas.

Gustavo Nagel disse...

Fala, João.

Sempre que se fala em realidade é preciso levar em conta o que o observador pensa ser a realidade. A realidade em si não vale tanto quato a filosofia de quem a observa. Por isso posturas antagônicas diante do mesmo evento.

Essa frase do Lewis demonstra a importância do cristianismo para as diversas áreas do conhecimento.

Grande abraço.

João de Séllos disse...

Josaías,
Concordo que devemos combater a arrogância dos cientistas mas não a ciência mas o conceito de verdade difere muito entre as pessoas.
Na sociedade em que vivemos, a verdade é relativa demais.
De qualquer forma a verdade absoluta de Deus é a "verdadeira verdade"(redundante, não?).
Creio que os cientistas podem achar as verdades acerca do que pesquisam mas isso dependerá da forma como eles a interpretarão.
Existe uma teoria de que os seres vivos foram criados da argila.Isso é muito próximo da criação bíblica.
Um abração

João de Séllos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
João de Séllos disse...

Caro Nagel,
Penso que a realidade vale mais do que a filosofia de quem a interpreta. Certamente há um momento em que por mais que a filosofia de quem interpreta negue, a realidade se fará presente. Por exemplo, aqueles que não crêem em Jesus serão um dia julgados por Ele e não adinatará de nada a filosofia dos que não acreditaram.
Um forte abraço

Anônimo disse...

João, meu caro,

Você sabe o quanto gosto e me interesso por esse assunto pelas inúmeras vezes que já conversamos sobre isso. Mas com todo carinho e amor de um amigo de longa data e irmão de fé, vou discordar de você em alguns pontos.

Começando pelo papel do acaso no processo evolutivo. Não se acredita que "ao acaso surgiram as espécies de seres vivos". O acaso tem papel na geração de mudanças (as mutações no DNA ocorrem ao acaso) e na deriva genética, que o próprio acaso agindo, fixando ou eliminando alelos numa população. E a seleção não é um processo que ocorre ao acaso, muito pelo contrário, ela tem uma direção e geralmente reduz a variabilidade genética numa população.

O mais importante na ciência é o método científico. Nele, qualquer teoria ou simples hipótese, para ser considerada, deve ser passível de refutação. E nesse contexto, Deus realmente não deve ser inserido pois Ele é irrefutável. A ciência, ao contrário do que muita gente pensa e é propagado por aí, não está preocupada com a verdade. A verdade é uma preocupação legítima da humanidade, que a busca de diferentes formas: com a Filosofia (através do questionamento do mundo, perseguindo essa verdade); com a Religião (que conhece a verdade e simplesmente a segue). Cabe à ciência, então, explicar a nossa realidade, o mundo físico e natural, o que é feito por verdades pontuais e transitórias.

Acredito assim, que a discussão Evolucionismo X Criacionismo é estéril, pelo simples fato dessa oposição não existir. Ciência e Religião têm propósitos diferentes e não enxergar isso pode ser prejudicial para o cientista...

Abração, meu velho.

João de Séllos disse...

Vitor Hugo meu amigo,
Mesmo achando difícil discutir com um geneticista sobre genética, aqui vou eu:
Creio que a Bíblia é a Palavra de Deus. Com isso quero dizer que creio que ela foi escrita por homens mas inspirada por Deus. Mesmo que os escritores possuiam diferenças na forma de escrever e vocabulário, etc, eu creio que Deus inspirou tais homens a isso.
Creio portanto que o relato de Gênesis sobre a criação é verdadeiro. Deus criou todas as coisas e todas as espécies. Por isso acho difícil ter acontecido a formação de coacervados a partir de substâncias já existentes na Terra. Quando disse que as espécies surgiram ao acaso estava justamente querendo dizer mutações que levaram a "formação" das espécies novas. Agora se espécies mais evoluidas surgiram porque as "menos evoluidas" continuam existindo? Alguém já demonstrou o elo entre diferentes espécies?
Não posso provar que Deus criou todas as coisas mas acho que até agora ninguém provou a Teoria da Evolução. Para mim ela se trata mais de fé do que de ciência.
Me desculpe discordar de vc meu amigo. Quando a Bíblia se refere a fatos da realidade eu creio ser verdade aquilo que diz.
Um grande abraço,
João