quinta-feira, janeiro 04, 2007

A fidelidade de Deus e Jacó

Hoje estava lendo sobre Jacó e percebi algo interessante: como a graça e a misericórdia de Deus são independentes de nossas atitudes.
Em Gênesis 25:23, Deus fala a Rebeca que seu filho mais velho seria servo do mais moço (sim é a mesma passagem usada por Paulo em Romanos 9, mas hoje não falarei sobre eleição).
Mesmo sabendo disso, Rebeca orienta Jacó a mentir a seu pai Isaque e "roubar" a benção que seria, em teoria, do primogênito, ou seja, de Esaú (Gen 27).
Jacó chega a usar o nome de Deus em vão: "Respondeu Jacó a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te, pois, senta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe. Perguntou Isaque a seu filho: Como é que tão depressa a achaste, filho meu? Respondeu ele: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro." Gen 27:19-20.
É interessante notar que mesmo assim Deus abençoa a Jacó (Gen 28: 13-15). Deus continuou fiel a promessa dada a Rebeca. Olhando por outro prisma: era decreto de Deus (opa, não ia falar sobre eleição).
Por olhos humanos: se eu dissesse para alguém que ia fazer algo de bom e essa pessoa me aborrecesse, meu instinto seria o de voltar atrás e não fazer o que havia prometido. Mas Deus não. Ele perdoa, disciplina (vejo a trapaça de Labão como disciplina divina) e continua agindo com Sua maravilhosa graça.
Por aí podemos concluir que a graça de Deus independe de qualquer mérito humano.
Se fosse por mérito, nem Jacó muito menos o profano Esaú (Heb 12:16) seriam escolhidos ou abençoados.
Graças a Deus, portanto, pela Sua graça imerecida. Só mesmo assim um pecador como eu teria sido escolhido.

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Posts grandes ou pequenos: o problema da freqüência de postagens

Estive pensando em escrever posts pequenos mas quando se escreve com pouca freqüência, dá vontade de escrever uma grande reflexão.
Mas tenho me deparado com esse problema: falta tempo.
O que fazer? Ainda estou trabalhando na resposta.
Em breve postarei sobre as funções da igreja.
............................................................................................................................................................

Outro dia percebi que um colega apagou meu link do seu respectivo blog. Fiquei um pouco chateado mas logo me lembrei que já fiz o mesmo com o link de outra pessoa. O motivo: ele nunca postava nada. Hoje a situação se inverteu e o blog por mim "deslinkado" está a todo vapor. Conclusão: acabo de recolocar o link.