domingo, maio 25, 2008

A Tristeza Pode Fazer Bem

"Melhor é a boa fama do que o melhor ungüento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém. Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração. Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria." Eclesiastes 7:1-4

No início desse mês faleceu minha tia-avó Beatriz Rocha. Ela já tinha uns 94 anos, de modo que em todas as minhas lembranças ela já era idosa. Sempre que eu a via, além de carinho e apreço por ela, tinha um sentimento de cuidado com aquela tão fragilzinha criatura de Deus.
Quando soube de seu falecimento, a primeira coisa que pensei foi em sua fragilidade...mas logo depois lembrei do trecho de Eclesiastes 7 acima citado.
Pude então ser consoldado pela Palavra de Deus com esse texto.
Realmente não há muito o que fazer num enterro senão consolar os vivos e refletir sobre a fugacidade da vida. Na ocasião lembrei de quantas vezes pude falar de Cristo para minha tia-avó e nunca toquei no assunto.
O que me veio a mente também foi que a tristeza faz bem( Eclesiastes 7:3). Acho que alguns pretensos pastores deveriam ler mais a Bíblia e saber que às vezes é bom ficar triste. Nesses nossos tempos em que se prega tanto que não se pode ficar doente, triste ou sem grana...deveria se pregar mais sobre Eclesiastes 7. Pouco se prega sobre o fato de Deus querer que fiquemos tristes de vez em quando, que a tristeza nos faz refletir, poderar e avaliar nossas vidas e que isso redunda em louvor e glória a Deus.
Que Deus nos ensine a considerar os momentos de tristeza como oportunidades de crescer na graça e no conhecimento de Deus.
Soli Deo Glória.

Um comentário:

Juan de Paula disse...

Bom ve-lo de volta na blogsfera. Agora com pc posso escrever as postagens em casa e coloca-las na lan.

Boa postagem quanto a tristeza e fugacidade da vida: porém concordo com Piper de que o hedonismo cristão e a busca pela alegria deve seruma jornada nossa de cada dia.

Que o Senhor console o seu coração, tanto quanto o meu em dias de trisza.

Juan