terça-feira, abril 25, 2006

Liberais Não Crêem














Há uma questão que não entendo: porque os liberais se consideram cristãos?
Como não crer na Bíblia como Palavra de Deus? Para os liberais a Bíblia contém a Palavra de Deus e o que é mito. Ora, se fosse assim, quem define o que é mito? Como crêem no que homens definem que é ou não inspirado? E como os liberais se dizem cristãos se não crêem no nascimento virginal, na ressurreição física de Jesus, nos milagres,etc?
Os liberais afirmam que Adão e Eva são um mito que Moisés não escreveu o Pentateuco mas como podem não crer no que Jesus cria e dizia?
"Respondeu-lhe Jesus: Não tendes lido que o Criador os fez desde o princípio homem e mulher,e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne? Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem." Mt19:4-6

e

" Não vos deu Moisés a lei? no entanto nenhum de vós cumpre a lei. Por que procurais matar-me?" João 7:19

" Pois se crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim ele escreveu.
Mas, se não credes nos escritos, como crereis nas minhas palavras?" João 5:46,47

Se eles não crêem nos escritos de Moisés, isto é, no Pentateuco como um todo, como crerão nas palavras de Jesus?
Outra questão é a ressurreição de Jesus, se os liberais não crêem a "fé" deles é vã (" E, se Cristo não foi ressuscitado, é vã a vossa fé, e ainda estais nos vossos pecados." I Co 15:17).
Portanto o que fazem os liberais nas igrejas além de desviarem a fé daqueles que ainda não foram regenerados( não estou negando aqui a soberania de Deus na regeneração do eleitos).
Não há razão bíblica para eles se considerarem cristãos visto que não crêem no evangelho de Cristo.
Mas Paulo já nos alertou sobre isso:
" Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério."

9 comentários:

João de Séllos disse...

A foto que eu postei é de Schleiermacher, que é considerado o pai do liberalismo teológico clássico.

Juan de Paula disse...

João,

o texto está muito bom! Sucinto, objetivo, provocador e inspirador.

J. Gresham Machen no clássico "Cristianismo e Liberalismo" (editado aqui no Brasil pela ed. Os Puritanos) defini a crença entre cristãos e liberais no que tange a Deus, Escrítura, Cristo, Salvação e Igreja e conclui que o liberalismo é uma outra religião que não o cristianismo histórico.

Você pergunta por que os liberais não crêem e estão na igreja? Porque são como parasitas que dependem do organismo institucional para sua sobrevivência como grupo. Um prof. liberal clássico que tenho, diz que jamais sairia de uma igreja batista, são os lobos no meio dos cordeiros.

Agora o que me preocupa é que o liberalismo clássico com seu discurso vazio não toma espaço, então Satanás tem usado os neo-liberais, aqueles que não "negam" os princípios da fé cristã, porém redefinem os conceitos, ex. um sermão em espanhol do Paul Tillich que li sobre a providência de Deus, qual ele diz que a providência não é crer no governo de Deus e sim a capacidade humana de crer em Deus para sair de uma adversidade. Sentiu a sutileza?

Desculpa pelo grande comentário, me empolguei, parabéns pelo texto novamente, ficou muito bom mesmo.

Deus te abençoe!

João de Séllos disse...

Caro Juan,
Obrigado pela força.
Quanto aos neo-liberais penso que ele não crêem na História de Adão e Eva e por isso se encaixam na condenação de Jesus sobre quem não crê em Moisés.
Um abração

Juan de Paula disse...

João,
além disso, a questão não é nem a não-crença qual os liberais assumem corajosamente (tipo os saduceus quando negam a ressurreição), é que os neo-liberais re-interpretam os pontos da fé cristã e dão um significado diferente do que aquele afirmado pelo texto bíblico. (ex. os gnósticos no NT).
Abração e continue firme!

Anônimo disse...

se vc quer ter a mesma visao de mundo que aqueles que estavam ha 2 mil anos que nós, azar o seu!

João de Séllos disse...

Bom, se eu tenho a mesma visão que Jesus tinha e tem, SORTE A MINHA.rs
Você se baseia em que para "crer" da forma que crê?
Como você pode ter uma visão científica se a própria ciência muda a todo momento??

Anônimo disse...

Glória a Deus que a ciencia muda. Concordo com vc, a nossa visao de mundo hoje carrega muitos mitos que serão desvendados nos anos vindouros. Fato é que a ciencia não é inimiga da fé em Deus.
Não quero nem penso discordar de Jesus. Quero a mensagem existencial, o sentido, daquilo que ele pregou. A fé não precisa carregar consigo a visão de mundo de dois séculos atrás. Vc já imaginou Jesus falando ao doente como um médico do nosso tempo? Isso seria um absurdo. Compreender e pregar que a ciência não é inimiga da fé é legado do calvinismo.

"Você se baseia em que para "crer" da forma que crê?"

Eu me baseio em Cristo, embora nossa metodologia seja diferente.

João de Séllos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
João de Séllos disse...

Caro neo-liberal-com-orgulho,
Primeiro não acho que a ciencia é inimiga da fé, apenas que a primeira não tem como base as Escrituras e quando um cientista faz ciência, em geral, não se utiliza de pressupostos cristãos para formular suas hipóteses, vide a teoria da evolução.
No que consiste na prática a sua fé existencial?
Vc crê na ressurreição física do Jesus? Crê nos milagres escritos na Bíblia como históricos?
Quanto ao legado do calvinismo,me desculpe mas o neo-liberalismo tem deixado muito a desejar nos quesitos Sola Fide e Sola Scriptura.
De qualquer forma obrigado pela visita.