terça-feira, março 28, 2006

Ser ovelha é ouvir a voz do Pastor


"De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes.
Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembléias ... não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene!
As vossas luas novas, e as vossas festas fixas, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer.
Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal;
aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva." Isaías 1:11-17


Essas duras palavras foram proferidas por Isaías ao povo de Israel.
Na ocasião, o profeta advertia o povo sobre seus pecados. Os israelitas haviam se afastado da prática da Lei de Deus. Pior que isso, eles continuavam a praticar parte dela(sacrifícios, festas de Lua nova, assembléias) esquecendo-se totalmente do propósito que elas possuiam e vivendo dissolutamente.
Ao invés de ficar criticando o povo de Israel, pretendo traçar alguns paralelos entre a situação do povo de Israel e a nossa situação como povo de Deus hoje.
Guardadas as devidas peculiaridades pertinentes a época, nosso comportamento muitas vezes se assemelha em muito com o povo de Israel.
Quando vivemos uma vida de aparências(somos uma pessoas na frente dos cristãos e outra na frente dos não crentes) estamos praticando o mesmo tipo de hipocrisia que o povo de Israel. Quando participamos dos cultos e cantamos e declaramos com nossas bocas aquilo que não temos vivido estamos agindo com hipocrisia. Deus sabe o que vai no seu coração. Sempre.
Quando declaramos que o amamos mas nossos atos não demonstram estamos agindo da mesma forma que eles, pois amor na Biblia é atitude e não sentimento ("Se me amardes, guardareis os meus mandamentos." João14:15)

Um outro problema daquele povo era o senso de eleição sem que isso implicasse em mudança de vida. Certeza da salvação não é desculpa para sair pecando indissolutamente. Ao contrário aquele que é do Senhor se incomoda com o pecado. Uma característica da ovelha é ouvir a voz do seu Pastor.
Portanto, meu amigo, se você não se incomoda com o pecado das duas uma: ou você não tem o Espírito Santo( e não é salvo) ou você está muito longe da comunhão com Deus.
Mesmo nesse último caso, o cristão (me refiro ao padrão bíblico) ouve a voz de Deus. "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem;" João 10:27
Não estou dizendo que a salvação é fruto de obras mas o contrário que boas obras são fruto de corações transformados por Jesus Cristo.
O que Deus requer de nós é que busquemos Sua face e que Ele nos purifique de todo o pecado.
Somente Jesus pode fazer isso em nós.
Devemos , como disse Paulo, fazer morrer nossa natureza terrena para que nossas vidas glorifiquem em tudo a Deus ("Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus." I Co 10:31)
Que para tanto, Deus nos inunde com Sua graça purificadora, afim de que venhamos praticar Sua Palavra. " Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva."


2 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo João,

Calvino diz que a mente humana é uma fabrica de idolos e ele está biblicamente correto. Vemos isso no povo de Israel e hoje , quando vemos na igreja evangélica aquilo que Bonhoeffer chamava de graça barata.

Fico feliz em ler seus textos e ver que está trilhando um bom caminho, linkei seu blog.

Que Deus abençoe sua vida,
fique firme!

Abração,
Juan

João de Séllos disse...

Amigo Juan,
Obrigado pela força.
Creio que a graça barata só é "pregada" por aqueles que estão carentes da graça verdadeira de Deus.
Um abraço,
João