domingo, fevereiro 04, 2007

Moisés foi o autor

Recomendo o texto do Rev. Ewerton Tokashiki sobre a autoria mosaica do Pentateuco postado em seu ótimo blog, o Estudantes de Teologia.

Moisés escreveu o Pentateuco

Não há no Pentateuco uma declaração objetiva de que Moisés tenha escrito o Pentateuco. Todavia, há testemunho suficiente, que apóia a sua autoria. A ausência do nome do autor harmoniza-se com a prática do Antigo Testamento em particular, e com as obras literárias antigas em geral. No antigo Oriente Médio, o “autor” era basicamente um preservador do passado, limitando-se ao uso de material e metodologia tradicionais, conforme já foi observado.

Para continuar a leitura, clique aqui.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Sobre tudo o que se deve guardar

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbios 4:23

Diante de tanta poluição visual, sonora e intelectual a que somos submetidos no mundo de hoje, como guardar puro nosso coração?
O que fazer para não ser influenciado mesmo no meio de pessoas que, pelo menos em tese, compartilham da mesma fé que você mas que possuem idéias tão dissonantes acerca da vontade de Deus, Sua Graça e Misericórdia?
Como não se contaminar com os outdoors espalhados por todos os cantos da cidade?
Como não ser influenciado pelo pragmatismo de fazer uso de uma teologia não muito ortodoxa mas que enche os templos?
É simples: buscando cada dia mais a face de Deus.
Oração e leitura da Bíblia (Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra. Salmo 119:9).
É simples, mas também é difícil.