quinta-feira, novembro 30, 2006

Hipocrisia Nossa de Cada Dia

"Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa.
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Mateus 6:1-5


Outro dia li esse texto e fiquei pensando em como mudamos quando estamos na frente de outros cristãos. Como mudamos sem perceber quando estamos com o pessoal da igreja. Quem tem o mesmo temperamento quando está sozinho ou em casa e quando está com os amigos da igreja?
Esse texto nos orienta a exatamente isso: não fazermos boas obras diante dos homens.

Seguindo o versículo, vemos a orientação para não usarmos de vãs repetições quando orarmos (vers. 7). Novamente pergunto: oramos da mesma forma sozinhos e acompanhados? Até que ponto a presença de alguém influência nossa forma de orar? Mas não é para Deus?

Interessante como algumas coisas já parecem normais em nossas vidas mas quando iluminadas pela Palavra de Deus fica claro que estamos agindo erradamente.

Minha oração é que eu possa fazer boas obras com intenção única de agradar a Deus e não a qualquer outro ser. Que o Senhor Jesus me livre de toda forma de hipocrisia.