quinta-feira, maio 25, 2006

Chamados para Sofrer II - A importância do sofrimento


"já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos." Hebreus 12:5-8


O texto acima demonstra claramente o benefício do sofrimento na vidas dos eleitos de Deus. Se sofrermos, isso faz parte da disciplina de Deus.

Uma vez que tudo coopera para o bem daqueles que são de Cristo (Romanos 8:28), deveríamos ter sempre em mente que tudo que ocorre em nossas vidas é para a nossa própria edificação.

Alguém poderia argumentar que nem tudo que ocorre em nossa vida é da vontade de Deus.

Pois bem, em se tratando de nossos pecados certamente não é da vontade de Deus que pequemos, mas Ele nos permite fazê-lo (até certo ponto).

Se Deus é soberano como as Escrituras o afirmam que são, nada escapa ao Seu controle, então de fato tudo que acontece em nossas vidas depende da permissão e ação de Deus em algum grau.
Vale ressaltar que " E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados." Mt 10:30.

Um outro aspecto interessante do sofrimento do cristão é que ao sofrer reconhecemos que não somos nada e que dependemos profundamente de Deus. É no sofrimento causado pela disciplina de Deus que nos entregamos mais ainda ao Senhor, como está escrito :"e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo." II Co 12:9

Precisamos da fraqueza para que percebamos o quão dependentes nós somos e o quão maravilhoso é entender que não somos auto suficientes mas que é Deus que provê tudo em nossas vidas.

O sofrimento é a maneira pela qual Deus nos faz crescer espiritualmente.
Uma irmã em Cristo costumava me dizer que pedir mais paciência a Deus é o mesmo que pedir tribulações pois as últimas são o meio pelo qual Ele nos ensina a sermos pacientes.

Um outro objetivo do sofrimento é o de sermos participantes da santidade de Deus como pode ser visto em: “Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.” Hebreus 12:10

Um exemplo clássico de crescimento após o sofrimento é o de Jô: “Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza.” Jô 42: 5-6.

Termino com um texto que serve de consolo em meio ao sofrimento e certeza de que no final iremos agradecer a Deus pelo sofrimento:
“Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.” Hebreus 12:11

segunda-feira, maio 15, 2006

Chamados para Sofrer


"Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus.Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente.Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas." I Pe 2:18-21

Analisando esse texto, percebemos o porque dele não ser muito pregado nas igrejas que seguem a teologia da prosperidade e do triunfalismo.
Certamente essa não é uma mensagem que atrai muita gente.
Pregar o sofrimento como pertencente ao Mal é uma constante nas igrejas neopentecostais. Fala-se da doença e do sofrimento como provenientes do Maligno.
Mas esse texto nos mostra exatamente o contrário: fomos chamados para sofrer!
Se por causa da nossa consciência para com Deus, viermos a sofrer, isso é agradável a Deus.
Mas por quê se tornou tão raro a compreensão deste conceito?
Porque as pessoas só têm procurado se aproximar de Deus por causa das benesses que Ele pode nos oferecer.
E por quê pensam ser isso possível?
Porque tem se pregado outro evangelho, falando de outro deus que não é o nosso Deus!! O que mais tem sido divulgada é a idéia de um deus servo do homem, que faz e provê tudo que o homem deseja.
Se fosse pregada mesmo a Palavra de Deus, não acredito que seria tão grande o número de “evangélicos” no Brasil.
É bem claro que a Bíblia nos apresenta um Deus Senhor e Soberano que faz o quer e quando quer e a quem quer (Romanos 9:15-16). Mas faz tudo isso com amor e sabedoria.
A mensagem do texto acima não é atraente pelo seguinte motivo também: crentes que testemunhem de Cristo com vidas em busca da santidade estão em falta.
Qual é a qualidade do crente de hoje em dia?
Quantos são os dispostos a viver o evangelho de Cristo com sinceridade de coração?? Pouquíssimos.
Se poucos são os dispostos a testemunhar de Cristo em suas vidas quanto menos ainda não são aqueles que estão dispostos a sofrer pelo evangelho.
Prontos a sofrer pelo testemunho do evangelho.
E o apóstolo Pedro afirma no texto que é melhor sofrer por fazer o que é bom, isto é, por causa da consciência para com Deus. Significa dizer que devemos viver uma vida de tal forma que mesmo que se necessário soframos para que o evangelho seja pregado através de nossas vidas.
Esse é o sofrimento que agrada a Deus.